sábado, 10 de outubro de 2020

Dia Mundial da Saúde Mental





    Na data de hoje gostaria de trazer como a dança pode ajudar na saúde mental. Dançar pode beneficiar a saúde mental através de algumas vias: social, física e cognitiva. Dançar é uma atividade complexa que envolve muitas estruturas do sistema nervoso  processando informações sonoras, espaciais, visuais, táteis que serão codificadas, coordenadas e vão se expressar em movimentos. O aprendizado da dança solicita a memória através da fixação de sequências de movimentos (coreografia), exercita as funções executivas durante a realização dos movimentos e a formação de novas conexões neurais (neuroplasticidade) que é fundamental para manter o cérebro saudável. 
    Enquanto atividade física e considerando a intensidade da prática, a dança melhora as capacidades físicas e cognitivas contribuindo para o estado de bem estar e saúde. A dança pode fazer parte do tratamento multidisciplinar de comorbidades  como ansiedade, depressão e muitas vezes são indicadas por médicos e psicólogos, pois também ajuda a desenvolver as habilidades sociais, a lidar melhor com as emoções, promove a autoestima, melhora a percepção da imagem corporal e a relação do indivíduo com o próprio corpo. A dança é uma via de auto expressão, auto cuidado, auto satisfação, auto conhecimento gerando bem estar e qualidade de vida.
    Em meu trabalho com a dança, venho pesquisando e observando os efeitos da dança sobre o viés terapêutico para promover saúde e bem estar. Se esta proposta lhe desperta interesse, você pode entrar em contato deixando um comentário ou através do meu e-mail. 
 

 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário